Claro que você pode encontrar um apartamento que te agrade de primeira, mas isso também pode ser uma missão! Por isso é preciso encarar com bastante atenção e cuidado. Não é difícil encontrar gente que comprou o apartamento e depois viu que viver ali era bem diferente.
Por isso separamos abaixo algumas dicas essenciais nessa hora:
1- PRESTE ATENÇÃO AO SOL
Uma cliente nossa contou que no seu primeiro apartamento, na hora de comprar, o corretor só marcava a visitação até as 10h da manhã. Tinha um motivo para isso: o apartamento estava voltado para o Sol da tarde na Tijuca, numa área do Rio de Janeiro que é muito quente, isso fazia com que ela não conseguisse ficar no apartamento na parte da tarde ou gastasse muito com conta de luz!
Uma outra cliente teve que se mudar porque o apartamento não pegava nenhum sol e a família estava sofrendo demais com mofo e alergia! Portanto, preste sempre atenção para onde o apartamento está voltado, isso influencia demais no seu bem-estar. Se for necessário, vá visitar o apartamento em diferentes horários, de preferência com uma bussola!
2- PRESTE ATENÇÃO NA VIZINHANÇA
Nesse item também importante passear pelo local em diferentes horários, tanto em dias de semana, quanto finais de semana, principalmente se for um bairro novo para você.
Repare se não existe aquele barzinho que fica aberto até altas horas, ou se não existe aquele restaurante que joga toda a exaustão da cozinha na sua janela!
3- ATENÇÃO PARA A ESTRUTURA
Já tivemos cliente que nos contratou e pensaram em varias ampliações de ambientes e quando fomos visitar o imóvel ele era todo de alvenaria estrutural! Ou seja, não podíamos mexer em nada do que se imaginava, as alvenarias sustentavam todo o edifício!
Deve-se destacar aqui que mesmo que não seja estrutural não podemos mexer em estrutura. Falamos por experiência própria! Já tivemos que socorrer clientes que tiraram pilares e colocaram suas próprias vidas em risco! Qualquer furo em viga e laje também deve ser acompanhado por profissional especializado.
4- PARTE ELÉTRICA
Normalmente apartamentos com mais de 20 anos deve-se trocar as fiações porque na época que eles foram construídos não se utilizava tantos equipamentos como hoje em dia. Pesquise sempre se o imóvel já teve obras anteriores ou se é original! É normal entrar em apartamentos dessa época que só tem uma tomada por cômodo. Imagina, na época da construção não havia computador!
Avalie sempre as condições do quadro elétrico e se ele já for trifásico, é o melhor dos mundos!
5- CONVERSE COM MORADORES E SÍNDICO
Importante avaliar tudo que pode ser feito pela convenção de condomínio!
Muitas vezes imaginamos muitas coisas que não são permitidas nem pela convenção de condomínio, nem pela legislação urbanística da cidade. Melhor prevenir agora do que depois ter gastos com legalização ou com multas!
Por fim, cabe a nós falarmos para não terem medo de reformas! Reformas são possíveis, não fique com medo! Fazer uma reforma é um investimento, você estará valorizando seu imóvel. Para isso, sempre faça uma estimativa do custo dessa reforma para não tomar grande susto no final e planeje sempre esse investimento com calma! Contratem sempre profissionais capacitados tanto para projeto quanto para obra. A construção civil é uma área que tem muitos empregos informais e por conta disso muitas pessoas que não tem conhecimentos técnicos suficientes para trabalhar na área. Pesquise referências com quem forem trabalhar! E para tudo isso podem contar com o Estúdio Somar!